quarta-feira, 21 de março de 2012

Exposta.

Diariamente recebo comentários sobre o meu blog. Na realidade os comentários surgem das mais variadas formas: ou verbalmente, ou através de um e-mail, de um sms, mas dificilmente recebo comentários nos próprios posts. Talvez porque o comentário seja (e é) de certa forma uma exposição e muitas pessoas não gostam de se mostrar como elas realmente são. Todavia é muita ingenuidade achar que toda opinião é unânime. Mais ainda, é ter a pretensão em achar que a "sua" opinião será unânime. Cada história gera uma determinada reação. Percebo isso até mesmo nas rodas de bate papo, nas conversas informais após o almoço... é impossível colher reações idênticas. Outro dia comentava com um amigo sobre um sms que recebi, logo após postar algo sobre "estar frustrada sobre um plano que não deu certo pro final de semana". Alguém indagou: “E qual era mesmo sua programação para o final de semana?” 
Claro que era alguém de meu convívio pessoal, pois nem todos os meus leitores possuem o número do meu celular, mas confesso que ainda assim, me senti um pouco invadida. Contudo é impossível querer que as minhas palavras não me exponham. Foi como reagiu meu amigo ao meu comentário: "Você não pode se tornar (de certa forma) uma pessoa pública e depois desejar o anonimato. Impossível!" Impossível também é achar que suas palavras vão agradar a todos. As mesmas palavras que fazem alguém se sentir acolhido, podem, para outros, causar desconforto. E ainda tem o lance da interpretação. Escrever num blog tem sido para mim, um exercício quase que diário de entrega, aprendizado e até mesmo de autoconhecimento. Confesso que havia em mim, muito mais do que eu mesma conhecia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário