sexta-feira, 25 de março de 2011

Porque comentários moderados.

Amiga minha questionou o por que dela ter postado um comentário e não ter aparecido no post. Porque ativei a moderação, oras!
Não foi por causa do comentário dos amigos of course, mas por causa da quantidade de comentários que tenho recebido de pessoas desconhecidas. Não significa que rejeito visitas de desconhecidos, não é isso. Aliás, isso não faria nenhum sentido, senão, pra que um blog? A moderação também não é por medo de críticas. As críticas não me amedrontam, ao contrário, me fazem crescer. E felizmente, não tenho recebido comentários deselegantes nem maldosos mas blogueira inteligente que sou, constatei algo: alguns donos de blogs ficam pesquisando na internet e acabam entrando em alguns blogs, deixando comentários bobinhos ou aparentemente despretensiosos, mas “altamente pretenciosos”. Eles sabem que quando alguém desconhecido visita nosso blog, acabamos (por curiosidade) procurando ver de quem se trata. Daí acabamos conhecendo seus trabalhos ou seus blogs e com isso, eles acham que vão conseguir (e até conseguem) comentários de agradecimento ou quem sabe até, possíveis seguidores.
Não costumo divulgar o blog e nem me preocupo com estatísticas, mas com a sua qualidade. Geralmente quem o acessa são meus familiares, meus amigos do trabalho, antigos colegas da faculdade, pessoas que vou conhecendo no dia-a-dia ou algum amigo do amigo, que por indicação, acabou conhecendo o vaientrandoquetemvaga, gostou e começou a seguir. A minha pretensão inicial era somente essa (antes de virar uma blogstar, lógico, rs): escrever pra prole, pros amigos e criar um espaço descontraído que não se perdesse com o tempo. Não imaginava a proporção que isso ia tomar. Atualmente, tenho cerca de 30 a 40 visitas por dia (e já é muito, pra uma reles mortal) e embora fique muitíssimo feliz quando eu ganho um novo seguidor, não é a quantidade de seguidores que mais me agrada. Gosto quando os amigos elogiam, ficam felizes, sorriem com as estórias. Gosto de despertar opiniões, debates. Fico feliz quando os posts são o assunto nas reuniões do almoço, da roda de final de semana no clube, na casa de minha tia... não sou “eu” o assunto, mas o assunto que acaba tornando-se parte de mim. Não fiz o blog pensando em concorrer com outros blogs, nem em ganhar dinheiro com ele (quem sabe um dia?), nem em fazer propagandas, nada disso. Pelo menos, não no momento, mas não sei bem o que será de mim, quando estiver no Programa do Jô, no Mais Você com Ana Maria Braga ou no Altas Horas (quáquáquá).
Portanto essas visitas de troca não me interessam. Só leio o que gosto e nem adianta postarem comentário esperando visitas de retorno, que não é meu perfil. Aliás, excluo todos. Não me visitem esperando que eu seja seguidora nem que vá fazer número em qualquer lugar. Isso realmente não irá funcionar comigo.
Não sou jornalista, nem tenho livros publicados, sequer fiz faculdade de comunicação, mas sou curiosa, leio clássicos, me esmero. Nem por isso serei (tão somente) espectadora, sou a notícia.
Simples assim. ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário