quinta-feira, 28 de abril de 2011

Testemunho.

Hoje foi um dia singular. Ao chegar ao trabalho, ao abrir minha caixa de e-mails, estava lá o e-mail mais surpreendente que recebi durante este ano. Há mais ou menos duas semanas atrás, escrevi sobre a chegada do Lucas e do Mateus, que vieram ao mundo quase no mesmo dia. Duas crianças muitíssimo amadas e esperadas, que tiveram a felicidade de terem nascido em famílias unidas, calorosas e amorosas e acima de tudo, amigas.

Pensei muito antes de resolver postar essa história, porém, essa mesma história inexoravelmente faz parte (também) da minha vida, desde momento em que me tocou profundamente e mudou (pra melhor) de certa forma, a minha visão da realidade. O conteúdo do e-mail era de uma sutileza, de uma delicadeza, que dificilmente eu conseguiria reproduzir, mas tratava-se de um assunto delicado,  que gostaria de poder relatar com o respeito e afeto que ele merece. Falava de uma mãe* que descobriu no pós-parto que seu filho é portador da Síndrome de Down.

Confesso que meu coração ficou meio inquieto, quando ao procurar notícias sobre as “mamães”, fiquei sabendo que o pequeno Lucas teria vindo ao mundo com necessidades especiais, o que demandaria de sua família, especialmente de sua mãe, todo o cuidado e dedicação que se exige uma criança em sua condição. Emocionada, encontrei as respostas para a minha sensibilidade naqueles dias que transcorreram o nascimento dos dois pequenos, pois como sabem, sou mãe e quem é mãe vai entender, somos mães mais um pouco, quando convivemos de perto com o espetáculo da maternidade. Não que isso seja uma constante, mas, para mim e para muitos colegas do trabalho, essas gravidezes tiveram um sentido especial. Tudo muda a sua volta quando nos deparamos com novas vidas, inclusive, mencionei isso no post anterior.

Convivemos diariamente, acompanhando de perto aquelas barrigas crescerem,  a transformação daqueles corpos e das mentes daquelas mulheres, fortes e especiais. A Duda trabalhou exaustivamente até o último dia que antecedeu seu parto e a Vaneska, até a última semana, tendo se ausentado dias antes, somente após conselho médico. A partir desse momento, foi contagem regressiva. Eu revivi através daquelas mulheres cada momento de meus partos, desde a armação do berço, até a arrumação das sacolas, a escolha da primeira roupa, essas coisas. Nos dias que antecedem o parto, calculamos todos os passos, mas não sabemos como será de verdade na hora “h”. E daí, lembro bem das palavras da Vaneska: “Entrei no centro obstétrico e não conseguia nem me concentrar em uma oração...” e comungo com essa confissão, pois sei que, mesmo planejando, programando e desejando, muitas coisas fogem à nossa vontade. E imagino que foi isso o que aconteceu com a Van, ao descobrir somente horas depois do parto, que seu segundo filho é “especial”. Especial, ele já era. Para todos nós ele já era especial. Não só o segundo, mas também seu primeiro filho. Quem conhece a Vaneska, sabe que vindo dela, todos os seus frutos, pensamentos e ações não poderiam deixar de ser especiais, mas, sem retórica, a situação era de fato, inusitada. Titubeei logo que soube. Fiquei meio sem prumo, fazendo a pergunta que acredito que muitos se fizeram: “Por que? Por que a Vaneska?” A situação requeria cautela, qualquer palavra mal pronunciada poderia ser prejudicial e dolorosa, afinal, haviam nascido duas crianças, ambas saudáveis (sim), porém uma delas, especial. Os sentimentos eram difusos. Como explicar para uma mãe experiente e esmerada, que deveria ter cuidados especiais com o seu bebê? Sem hipocrisia, reconheçamos que deve ser um momento delicado, de descobertas, de dedicação e acima de tudo de aceitação. “Mas, por que? Por que?” Era o rumor... Porque Deus em sua infinita sabedoria conhece a nossa Vaneska melhor do que todos nós! Ele já sabia que aquela mulher doce, meiga, sensata, dedicada e amorosa (e sua família), reunia todos os atributos e condições para cuidar e amar incondicionalmente aquela vida. Eu não tinha dúvidas disso e assim que consegui concatenar as ideias, já havia chegado a essa conclusão. Digo “já havia” porque após o e-mail recebido hoje (por mim e demais colegas de trabalho), escrito de forma serena e sóbria, apenas veio confirmar dentro de meu coração toda a admiração e orgulho que ostento por essa mulher. Além de todas as suas atividades, tempestivamente ela ainda sentou-se frente ao computador, redigiu e dividiu para com os seus, nobremente os seus sentimentos. Não consegui respondê-lo na hora, mas a resposta veio agora, da forma que mais gosto (e acredito fazer melhor) que é escrever.

 Gostaria de poder expressar a paz e a tranquilidade que tenho dentro de mim nesse momento. A certeza de que Deus tem realmente um plano na vida de cada um de nós e que não é por acaso que certas pessoas passam ou permanecem em nossas vidas. A certeza exata que tudo tem uma explicação e a hora exata de acontecer e cabe a nós, fazermos das oportunidades e experiências, algo único, capaz de nos transformar em pessoas melhores. E a certeza simples e clara, como já dizia Albert Einstein, que “Deus nos fez perfeitos e não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos.”
***
“Van, a você o meu respeito e minha admiração. Você realmente é tudo o que eu pensei que fosse. Quem dera eu pudesse estar à altura do que você merece ler e escutar. Expor indefinidamente com o seu brilhantismo, também os meus sentimentos e te mostrar como você me trouxe de volta aos trilhos. Os trilhos que ora você me fez novamente acreditar: irão (certamente) me levar a algum lugar.”

*Feliz e orgulhosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário